Batismo

O batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao batizando a bênção e a graça de Deus. Segundo a doutrina, o batismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também o sacramento necessário para a salvação. O batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado.

Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também os dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro da Igreja e também pertence para sempre à Cristo.

Segue algumas orientações segundo o Diretório dos Sacramentos - Arquidiocese de São Paulo:

B- Orientações Pastorais

Batismo de Crianças

14. Toda criança tem direito ao sacramento do batismo, independentemente da situação civil dos pais (solteiros, amasiados, separados ou divorciados), mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a formação cristã da criança.

Os padrinhos

21. Cabe os padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança (cf. cân. 872)

22. Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha; podendo-se também admitir apenas um padrinho ou uma madrinha (cân 873)

23. A escolha do padrinho ou madrinha deve ser feita pelos pais ou responsáveis pela criança.

I. Se for adulto, cabe ao batizando a escolha.

II. Em situações extraordinárias de falta de padrinho, o   ministro do batismo pode também proceder à escolha.

24. O padrinho/madrinha não pode ser o pai nem a mãe do batizando.

25. Deve ser católico, fiel aos preceitos da Igreja e ter 16 anos completos ou maturidade suficiente, de acordo com o parecer do ministro ordinário.

Para receber o sacramento do Batismo é necessário que pais e padrinhos possuam  o Curso de Batismo atualizado.

Os nossos cursos acontecem  nos dias abaixo das 08h00 às 12h00:

CURSO DE BATISMO - 2016

FEVEREIRO

MARÇO

MAIO

JUNHO

13* e 27/02

05 e 19/03

02 e 16/04

04 e 18/06

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

06 e 20/08

03 e 17/09

05 e 19/11

03 e 10/12**

* Apenas curso

** Apenas Sacramento

Para fazer sua inscrição para o curso, dirija-se à secretaria da Paróquia de segunda a quinta-feira das 08h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00,  munidos dos seguintes documentos:

PAIS:

·         Cópia do RG dos pais

PADRINHOS

·         Cópia do RG de ambos

·        Cópia da Certidão de Batismo e Certidão de Casamento no Religioso (se for um casal, basta a certidão do casamento religioso).

CRIANÇA

·         Cópia da Certidão de Nascimento

TAXA: R$ 90,00

AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS PRESENCIALMENTE, NA SECRETARIA DA IGREJA.

As datas do Sacramento do Batismo para o ano de 2016 são as mesmas referidas na tabela acima. O Sacramento acontece ao  Sábado às 11h00.