Crisma

O Sacramento da Confirmação ou também chamado de Crisma, faz parte do conjunto dos “Sacramentos da iniciação cristã” juntamente com o Batismo e a Eucaristia.

Este sacramento traz em si a “confirmação”, o selo do Espírito, para nossa caminhada junto a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Santa Igreja.

Ele é comunicado aos fiéis através da imposição das mãos.  Ao longo dos séculos, a Igreja continua a viver do Espírito e a comunicá-lo aos seus filhos. É chamado de Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal.

O Catecismo nos ensina que “O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes.” (At 2,11). Da mesma forma que o Espírito Santo veio aos Apóstolos, Ele vem também a nós, dando força para realizar o desejo de Jesus: Ir a todo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura!

No rito deste sacramento, é dada a unção, sinal do selo espiritual.

“A unção, na simbologia bíblica e antiga, é rica de numerosas significações: o óleo é sinal de abundância, e de alegria, purifica (unção antes e depois do banho) e torna ágil (unção dos atletas e lutadores): é sinal de cura, pois suaviza as contusões e as feridas e torna radiante de beleza, saúde e força.” (CIC 1293).

Assim somos assinalados com o Selo de Cristo, ao qual pertencemos pela sua morte e ressurreição dentre os mortos.

Como o efeito do sacramento da Confirmação é uma efusão especial do Espírito Santo, tal como outrora foi concedida aos Apóstolos, no dia de Pentecostes, o sacramento do Crisma proporciona crescimento e aprofundamento da graça batismal:

– enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos leva a dizer « Abba! Pai!» (Rm 8, 15);

–  une-nos mais firmemente a Cristo;

– aumenta em nós os dons do Espírito Santo;

– torna mais perfeito o laço que nos une à nossa mãe Igreja;

– dá-nos uma força especial do Espírito Santo para propagarmos e defendermos a fé, pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessarmos com valentia o nome de Cristo, e para nunca nos envergonharmos de Sua cruz.

Assim como o Batismo, este sacramento é dado uma só vez, marcando espiritualmente para sempre o fiel.

Esta “marca” ratifica o sacerdócio comum dos fiéis,  já recebido no Batismo, e agora confirmado levando-o a confessar a fé no Cristo Ressuscitado em público e corajosamente em meio a este mundo.

Também chamado de Sacramento da maturidade Cristã, o Crisma deve ser dado a todos aqueles que estão, conforme a igreja latina, na “idade da discrição”, ou seja, a idade em que o fiel já esteja pronto para recebê-lo.

A formação para aqueles que vão ser confirmados na fé deve ser principalmente com o intuito de levar seus corações a uma perfeita união com Cristo e sua Dileta Esposa, a Igreja, bem como a comunidade paroquial.

Para recebê-lo é necessário estar em estado de graça, recorrendo ao sacramento da penitência, procurando ajuda espiritual de um padrinho ou madrinha, que também pode ser os mesmo do batismo, marcando assim  a unidade entre os dois sacramentos.

“Permanecei firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Aqui está o segredo do nosso caminho. Ele dá-nos a coragem de ir contra a corrente. Sim, jovens; ouvistes bem: ir contra a corrente. Isto fortalece o coração, já que ir contra a corrente requer coragem e Ele dá-nos esta coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam meter-nos medo, se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade com Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida.” (Papa Francisco em sua homilia aos crismados.- V Domingo de Páscoa, 28 de Abril de 2013)

“O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes.” Tal efusão imprime na alma um caráter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais firmemente a Cristo e à sua Igreja; revigora na alma os dons do Espírito Santo; dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

“Christus vincit, Christus regnat, Christus ímperat”

Por Leonardo de Souza.

Aguarde informações para o Crisma 2016!